Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de junho, 2020

SERGIO MORO ACREDITA QUE QUEREM INVESTIGAR A LAVA JATO

             O ex-ministro Sergio Moro divulgou, neste sábado, uma nota em que diz estranhar a ação ilegal de tentativa de obtenção de dados da Lava Jato pela subprocuradora Lindôra Araújo. Moro desconfia de que há uma tentativa de se investigar a operação que desbaratou a maior organização criminosa do país.               Diz a nota: "Aparentemente, pretende-se investigar a Operação Lava Jato em Curitiba. não há nada para esconder nas investigações, embora essa intenção cause estranheza. Registro minha solidariedade aos procuradores competentes que preferiram deixar seus postos em Brasília."

CORREGEDORIA ANALISARÁ ACUSAÇÃO CONTRA PGR

             A Corregedoria do Ministério Público Federal vai apurar a acusação feita pelos procuradores da Lava Jato de que a Procuradoria Geral da República, por meio da subprocuradora Lindôra Maria Araújo, tentara obter dados sigilosos sem apresentar ordem judicial que justificasse o ato. Lindôra é auxiliar do procurador-geral Augusto Aras.

ARAS E ARAPONGAGENS

Parece que praticar ilegalidades não é problema para aqueles que têm como principal função fiscalizar o cumprimento das leis. Depois que o STF considerou legal um inquérito inconstitucional, baseado no que (NÃO) diz seu regimento interno que qualquer ministro da suprema corte pode investigar, censurar e mandar prender quem ele bem entender, agora é a vez do procurador-geral da República, Augusto Aras, aparecer como suspeito de tentar acessar dados sigilosos das forças-tarefas da Lava Jato, como quebra de sigilo telefônico, fiscal e telemático provenientes de medidas judiciais, sem uma ordem judicial que justificasse tal acesso. Esse dados são protegidos por leis constitucionais. Mas o que é a Constituição quando se tem um regimento interno?  Como nem todo agente público é conivente com atos suspeitos de ilegalidades, os grupo da Lava Jato que atua na PGR se demitiu. 

PRESIDENTE ARGENTINO FAZ LIVE COM CONDENADO

             O presidente argentino, Alberto Fernández, participou de uma live com um ex-presidiário condenado por corrupção e lavagem de dinheiro nesta sexta, 26. "Fizeram uma ação muito cuidadosa para perseguir nossos líderes. Sem dúvida, você foi quem mais padeceu. Não só te perseguiram como te prenderam", disse o argentino para Lula, que desfruta de liberdade provisória concedida pela justiça brasileira. A mesma justiça criticada no encontro virtual marcado pela Universidade de Buenos Aires.               "Tenho certeza que não permitir que eu fosse candidato e tentar destruir a imagem do Lula é uma coisa que nasceu dentro do Departamento de Justiça dos Estados Unido da América do Norte", disse Lula em seu delírio deliberado.

BOLSONARO INAUGURA TRECHO DA TRANSPOSIÇÃO DO RIO S. FRANCISCO

O presidente Jair Bolsonaro desembarcou hoje em Juazeiro do Norte, no Ceará, para inaugurar o Eixo Norte da transposição do Rio São Francisco. Além do Ceará, este eixo passa pelos estados da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.  Orçado em 5 bilhões de reais e com previsão de conclusão em 2012, esse trecho consumiu 12 bilhões de reais e só agora, oito anos depois, foi concluído.  Apesar do aumento de 7 bilhões - mais que o dobro do valor orçado inicialmente - o Partido dos Trabalhadores (PT) não conseguiu terminar a obra a tempo, mas a considera como sua. Tanto que o governador do Ceará, Camilo Santana, não compareceu à inauguração, apesar de convidado. "A chegada das águas do São Francisco, uma obra de imensa relevância para nosso estado, foi concebida e tocada no governo Lula, com apoio do ex-ministro Ciro e continuada pelos governos Dilma, Temer e, agora, Bolsonaro", disse o governador do Ceará, tentando mostrar quem é o pai da obra de 260 quilômetros que custou ...

AUXÍLIO EMERGENCIAL SERÁ PRORROGADO

             Em live transmitida nesta sexta, 25, o ministro Paulo Guedes afirmou que o Auxílio Emergencial será prorrogado em mais três parcelas com valores decrescentes: 500, 400 e 300 reais. Na mesma transmissão, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que o valor total seria de 1200 reais, e que a dúvida era se seria em duas parcelas de 600 ou em três, com os valores afirmados por Guedes.               Transmitida todas as quintas feira, a live do presidente acontece, com raras exceções, com a presença de ministros, secretários ou outros integrantes da máquina presidencial. Hoje, quem acompanhou o presidente foi Paulo Guedes, que respondeu perguntas dos participantes do programa Os Pingos nos Is, da Jovem Pan.

CARLOS ALBERTO DECOTELLI, NOVO MINISTRO DA EDUCAÇÃO

             Carlos Alberto Decotelli da Silva foi anunciado hoje, pelo presidente Jair Bolsonaro, como o novo ministro da Educação. Professor, escritor e Oficial da Reserva da Marinha, Decotelli é bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mestre pela Fundação Getúlio Vargas, doutor pela Universidade de Rosário, da Argentina, e pós-doutor pela Unoversidade de Wuppertal, da Alemanha.              Apesar de parecer uma novidade que chega na pasta em plena pandemia, o novo ministro foi presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE - entre fevereiro e agosto de 2019, passando depois para Secretaria de Modalidades Especializadas do Ministério da Educação, o que mostra que, além de um currículo invejável, ele está totalmente ambientado com a área e preparado para os desafios urgentes que terá que enfrentar no ministério. Realizar o Enem, aprovar o Fundeb e impl...

MARCO LEGAL DO SANEAMENTO BÁSICO

O Senado Federal finalmente aprovou, na noite desta quarta feira, por 65 votos a 13, o projeto de saneamento e fornecimento de água potável para quase a totalidade da população brasileira até dezembro de 2033. Atualmente, metade da população vive sem coleta de esgoto e aproximadamente 40% do esgoto coletado da outra metade, não é tratado. 35 milhões de brasileiros vivem sem água potável e milhares sobrevivem de lixões a céu aberto. Para começar a resolver tudo isso, serão necessários em torno de 700 bilhões de reais, que virão, quase que na sua totalidade, da iniciativa privada. Depois de tramitar por quase dois anos no Congresso, novo marco do saneamento será encaminhado para a sanção do presidente da República. Aguardemos.